Ter falta crônica de sono se tornou comum no mundo do trabalho. Apenas nos Estados Unidos, um quarto dos adultos afirmou sofrer de insônia e outro quarto sofre de sonolência excessiva.
Em curto prazo, o humor deteriorado diminuiu produtividade, progressão e satisfação no ambiente de trabalho. Também aumenta as taxas de absenteísmo e de acidentes de trabalho.
No longo prazo, as consequências de uma noite mal dormida são maiores riscos de desenvolver câncer, depressão e problemas cardíacos.
O sono costuma ocupar um terço do nosso dia e afeta o resto das nossas horas. As consequências de uma noite bem dormida são, por exemplo, melhores aquisição de conhecimento e memória. Mesmo cochilos já melhoram a performance no trabalho.
A Harvard Business Review elencou mais benefícios de um sono de qualidade para sua própria carreira ou para sua empresa. Veja a seguir:
Um bom sono garante melhores oportunidades
Privar-se de um bom sono é especialmente comum em anos escolares e universitários. Pesquisas estabeleceram ligações causais fortes entre problemas com sono e com performance acadêmica. Um bom desempenho na escola está geralmente ligado a uma entrada em uma boa universidade e a uma boa posição no mercado de trabalho. Portanto, ter noites ruins de sono constantemente pode cobrar um preço alto da sua carreira.
Um bom sono melhora o engajamento dos funcionários
É crucial que a equipe de uma empresa se mantenha entusiasmada, produtiva e satisfeita. Muitos empreendedores investem em espaços agradáveis e em colocar a pessoa certa na vaga certa. A preocupação com o sono não costuma estar na lista de prioridades, mas é fundamental para o engajamento dos funcionários. A boa parte é que manter o sono sob controle pode ser um esforço conjunto entre empresa e funcionário -- e as recompensas são vistas facilmente.
A liderança tem um grande papel na garantia da boa noite de sono da sua equipe. Líderes incompetentes tendem a estressar seus funcionários a ponto de arruinar sua qualidade de sono. Os bons líderes trabalharão para que eles mesmo e seus funcionários tenham uma boa noite de sono.
Há efeitos multiplicadores de felicidade na boa liderança e no bom sono -- e a falta de ambos pode ser destrutiva.